Que título podemos dar para esse texto sobre títulos?

Você já percebeu o quanto o título pode ser revelador sobre uma história? Dar nome é um processo tão importante que costuma ser a última coisa feita na criação de um texto como uma maneira de sintetizar a idéia do autor.

Na última semana propusemos como atividade para as crianças e adolescentes dos CCA´s, se debruçarem sobre alguns livros infantis refletindo a relação que havia entre o título e a imagem da capa. E já que a leitura de cada pessoa tem como ponto de partida sua bagagem pessoal, tivemos um momento para que cada um criasse uma nova capa tendo como base a leitura que faziam do título de cada livro.

É possível perceber essas diferentes leituras sobre uma mesma história, por exemplo, na tradução que é feita de alguns títulos de filmes, algumas vezes bem diferentes dos títulos originais como é o caso do filme “I Love You, Alice B. Toklas” que foi traduzido como “O Abilolado Endoidou”, ou até o consagrado “The Godfather” que apesar de chamarmos de “O poderoso chefão” ao pé da letra significa “O padrinho”.

Agora é sua vez! Observe por alguns instantes os pôsteres de filmes abaixo. A partir da leitura dessas imagens, que títulos novos você daria para esses filmes?

milposter9

milposter8

milposter4 milposter2-1

 

Não se esqueça de compartilhar sua criação conosco por meio das #criemlp #educativoevcmlp #educativomlp.