Museus Imaginários

No mês de setembro, no CCA Coração Materno, trabalhamos alguns conceitos sobre patrimônio, museulogia, herança e objetos.

O objetivo dessa atividade foi despertar o interesse pelos temas e o sentimento de pertencimento que eles possuem pelos lugares que eles frenquentam.

Fizemos vários jogos e atividades como: “Quem sou eu?”, “Mapa imaginário”, “Museu Autor” e “Cápsula do Tempo”.

Nas propostas “Museu Autor” e “Cápsula do Tempo”, elaboramos algumas perguntas:

_ O que é um museu?

_ E se o CCA Coração Materno fosse um museu?

_ O que você deixaria de herança para alguém?

A partir das respostas fomos juntos desenvolvendo a atividade. Dividimos em dois o grupo e eles se dedicaram às suas criações. Os objetos escolhidos para ambas as atividades diziam muito sobre aquele local e o que eles achavam importante para representar o CCA.

mapa-afetivo-e-museus-imaginarios_-2

Caixa da cápsula do tempo. | Foto Letícia Barreira

mapa-afetivo-e-museus-imaginarios_-1

Museu Autor. | Foto: Letícia Barreira

Que tal você criar um museu com objetos que fazem parte da sua identidade? Assim como os adolescentes do CCA Coração Materno criaram um que representasse aquele local, você também pode criar um que fale de você, da sua casa, escola trabalho… Enfim um museu pode ser muitas coisas!

Outra atividade legal que você pode fazer é uma cápsula do tempo. Selecione objetos que você acredite que podem deixar de existir e guarde esses objetos em uma caixa. Mantenha fechada por algum tempo, meses ou anos. Quando esse tempo passar abra a caixa novamente e veja se realmente essas coisas deixaram de existir ou se elas mudaram no seu uso ou significado.

Lembre-se de compartilhar usando as nossas hashtags: #criemlp #educativoevcmlp #educativomlp