Dengo: o programa extramuros do Museu da Língua Portuguesa

DSC_0693Dengo é uma palavra brasileira de origem africana que significa graciosidade e amabilidade. Ele é a ação extramuros do Museu da Língua Portuguesa, que surgiu por volta de 2009 e que tinha a intenção de levar partes do acervo do museu a hospitais que cuidavam de crianças e adolescentes hospitalizados.

De uma forma lúdica, através de jogos, atividades e conteúdos multimídia tentamos fazer uma viagem pela Língua Portuguesa. Ganhador do prêmio Darcy Ribeiro em 2011 por seu caráter específico com trabalho em hospitais, o Dengo se tornou uma referência e tem a função sócio educativa de ampliar o acesso aos conteúdos do museu, além de mostrar como nós mesmos somos criadores da língua que falamos. Nosso trabalho é uma forma de possibilitar descobertas, estimular a curiosidade e desmistificar a imagem de que Língua Portuguesa é assunto para ser tratado apenas na escola.20160608_134132

Nos primeiros 3 anos, o programa já atuou na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, GRAAC e Instituto da Criança no Hospital das Clínicas. Atualmente estamos atuando em dois hospitais: TUCCA do Hospital Santa Marcelina e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Nessa nova fase, depois de uma pausa devido a reestruturação do programa, ampliamos os horizontes e levamos nossos conteúdos a outros lugares especiais da cidade como os centros de crianças e adolescentes (CCA’s).

O Dengo está de volta e com ele uma das muitas formas de manter o MLP ativo, atuante e ainda mais efervescente na memória de todos nós.