Bingo!

Bingo, além de ser o nome de um jogo, usamos também quando alguém acerta em cheio alguma coisa, lembra de algo ou responde corretamente a uma pergunta.

Na última semana, nas atividades do Dengo nos CCA´s, levamos um Bingo de palavras que teve o maior sucesso, ou seja, Biiiingo!

Esse Bingo de palavras foi um pouco diferente, onde, no lugar dos números, colocamos palavras que usamos na nossa língua, porém como elas eram em sua origem, sendo assim, ao invés de escrever Bagunça, colocamos Bulungunza, como na sua origem do Quicongo.

O sorteio das palavras deu abertura para que as crianças associassem as línguas de origem com a nossa língua atual, uma vez que, ao invés de sortear as palavras como estavam na tabela do Bingo, sorteávamos essas palavras na forma como falamos atualmente.

As crianças se divertiram muito, e ajudavam uns aos outros nas associações e conexões da palavra com a sua origem, deixando de lado a idéia de competição.

bingo

E aí, já pensou em fazer você mesmo um Bingo temático para jogar com seus amigos?

Antes de tudo, escolha um tema para seu jogo. Para ficar mais divertido você também pode brincar de fazer associações. Pode brincar, por exemplo, com regionalismos ou gírias. Basta na hora do sorteio pegar uma palavra que deve ser associada ao seu significado ou sinônimos que estarão nas cartelas.

Atenção: Faça uma quantidade de cartelas correspondente ao número de participantes. Só não esqueça que as cartelas devem ser diferentes umas das outras!

Pronto! Agora é só começar a brincadeira!

Compartilhe com a gente pelas hashtags: #criemlp #educativoevcmlp #educativomlp