Centro de Referência de Educação em Museus

Na quinta-feira, dia 27 de novembro realizamos mais um encontro do Centro de Referência em Museus.  Dessa vez continuamos as discussões iniciadas no I Encontro de Educadores dos Museus realizado pela Secretaria da Cultura do estado de São Paulo.

O encontro teve duas palestras feitas pela Rita Bredariolli e a Valéria Alencar e teve como foco o histórico da Educação em Museus e o papel desempenhado pelos educadores. No final das apresentações contamos com uma roda de debates e perguntas realizadas pelo público que contava com professores, educadores e estudantes da área de museus, escolas e centros de cultura.

A Rita Bredariolli apresentou a palestra “Na ‘floresta de símbolos’: o museu como lugar conhecibilidade sensível inteligível”, contextualizou o início dos trabalhos educativos no Museu de Arte de São Paulo.

dsc_0022

Foto: Rafael Cavinato

 

A palestra da Valéria Alencar “Mediação Cultural como proposta educativa: conceituação, história e contaminação”, abordando o conceito de mediação cultural e os trabalhos dos educativos da Bienal e Museu Paulista.

 dsc_0047

Foto: Rafael Cavinato

O público participou com perguntas e relatos de experiências de trabalhos em educativos de museus.

dsc_0027

Foto: Rafael Cavinato

 Como você visita os museus? É necessária a presença do educador? Comente nosso blog suas impressões sobre o trabalho dos educativos em museus. 

Iremos promover mais um encontro do Centro de Referência em Museus com a participação da Amanda Cuesta Educadora e Supervisora de Ações Educativas; Camilo Vasconcellos, docente do MAE-USP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Museologia da USP ; e a com Neide A. de Almeida Coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro-Brasil e docente pesquisadora em leitura e literatura do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário. O tema do encontro será: “Educador em museus – profissionalização?” Irá acontecer no dia 23 de novembro das 15h às 17h no auditório do Museu do Futebol. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail centro@museulp.org.br.

Marque com as hashtags: #criemlp#educativoevcmlp #educativomlp