PEC

Que tal brincar com as siglas e as abreviaturas?

Que coisas são essas? Bom, siglas são aquelas combinações de letras usadas para nomear lugares (BRA), documentos (RG), instituições (ONU) e muitas outras coisas, como as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), por exemplo. As letras iniciais das palavras formam as siglas. Já as abreviaturas são partes de palavras que elas acabam representando como por exemplo: cód. (código).

Algumas siglas e abreviaturas são fáceis ou já estão enraizadas em nossas memórias, outras por serem novas custam a serem compreendidas por muitas pessoas. O que não se pode fazer é deixar que elas encubram o entendimento daquilo que nomeiam. Isso pode ser muito perigoso, como não saber o que é uma PEC, por exemplo.

Fala pra gente, você sabe o que significa as siglas e abreviaturas que fazem parte do seu dia-a-dia? Vamos citar algumas, pense aí:

 CPF          INSS       CPTM        ONU

PIS         CTPS        CEP         FUNAI

PEC

Dentre as inúmeras siglas você até pode se virar sem saber o que significa cada uma das letras que as formam. Se alguém te pedir o CEP de seu endereço, rapidinho você vai se lembrar dos 07 números e nem precisará se lembrar que CEP significa código de endereçamento postal. Mas, caso tenha que falar de algumas outras, não saber o que elas significam pode gerar muitos problemas, como opinar sobre uma PEC, por exemplo, sem saber os reais impactos que a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional pode causar em sua vida e de seus compatriotas.

Mas, cadê a tal da brincadeira? Calma, foi preciso introduzir o assunto, né?! (rs) É o seguinte: brinque com seus colegas de usar as siglas como criptografias simples de comunicação. Criptografe (crie códigos) em suas comunicações com siglas de coisas comuns entre vocês. Se vocês fizerem isso vão perceber que na verdade já fazem e nem se deram conta. Não vamos dar exemplos por que como é que vocês iriam decodificar?! Talvez esses aqui:

 MSL: MIGA SUA LOCA

TNA: TÔ NEM AÍ

Ah, outra ideia é renomear, por diversão e entre seus colegas apenas, as siglas que já existem, veja isso:

RG: RINDO GERAL

CPF: CORRAM PARA FORA

PEC: POUPE ESTE CIDADÃO

Como já é de costume de nossa parte pedir: compartilhe o que achou disso. As hashtags para isso são: #criemlp #educativomlp #educativoevcmlp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *