VISUALIZOU, MAS NÃO RESPONDEU?

 

https://1.bp.blogspot.com/-9uhTbX92Hww/VwZXip_8WWI/AAAAAAAAU7c/ggUMzJqYppgJYIGbvejIsubY5eFYOmrjA/s1600/whatsapp_atualizacao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-9uhTbX92Hww/VwZXip_8WWI/AAAAAAAAU7c/ggUMzJqYppgJYIGbvejIsubY5eFYOmrjA/s1600/whatsapp_atualizacao.jpg

Você conversa com alguém no Whatsapp. É um papo tenso ou importante. Você quer respostas rápidas e precisas. Talvez seja uma ‘DR’, uma paquera, uma notícia bombástica. Sua última mensagem foi enviada, você sabe disso porque apareceu na frente dela uma seta como esta . Você espera, com apreensão e provavelmente leve as unhas à boca. Duas setas √√, agora a mensagem foi entregue, já está no aplicativo da outra pessoa. Seus pés tremem impacientes e começa a falar baixinho “lê logo, lê logo”. Opa, as duas setas ficaram azuis √√, a mensagem foi lida. Cadê a resposta? Segundos tornam-se minutos. Sua paciência vai diminuindo. A ansiedade vai crescendo. Nada de resposta. Você começa a xingar mentalmente. Nada de resposta…

Esta cena tem sido corriqueira na comunicação daqueles com acesso à tecnologia. Os aplicativos estão aí e têm transformado a forma como as pessoas se relacionam. Quando estas setas vão aparecendo no Whatsapp seus usuários sabem exatamente o que cada uma delas significa. Elas têm o seu sentido neste contexto e cumprem uma função comunicativa para quem as usa. Isso também é comunicação.

Um falante eficiente consegue transitar por diferentes contextos de comunicação e se adaptar a todos eles. Faça uma experiência: imprima em cartões (ou desenhe) os símbolos e emojis dos aplicativos de comunicação ou ligados às redes sociais, como o curtir do Facebook por exemplo. Use esses cartões para conversar com seus amigos. Tente também conversar com outras pessoas, mais velhas e mais novas que você e perceba as diferenças de percepção. Não explique os símbolos num primeiro momento, você vai usá-los como a sua comunicação ou para completar ela. Por exemplo: se alguém te fizer uma pergunta que não queira responder, porque não sacar do bolso uma carta com as duas setas azuis? Tente reproduzir, fora do espaço virtual, a comunicação de lá e veja se os dois contextos permitem o mesmo tipo de ferramentas!

http://wanna-joke.com/wp-content/uploads/2014/11/funny-batman-whatsapp-check.jpg
http://wanna-joke.com/wp-content/uploads/2014/11/funny-batman-whatsapp-check.jpg

Não se esqueça, comente os resultados e as suas impressões nas hashtags #criemlp #educativomlp #educativoevcmlp.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *