Quantas palavras da Língua Portuguesa você conhece?

Vamos fazer um teste rápido? Responda o que significa:

ÓSCULO

PIPAROTE

DECURIÃO

MERALGIA

 Difícil? Certo, vamos consultar um dicionário e ver o que cada uma significa?

ÓSCULO é beijo, uma palavra que quase não é mais usada, assim como PIPAROTE, que é um “peteleco”  na orelha. Já DECURIÃO foi um cargo político na antiga Roma e MERALGIA é o nome da dor que dá na coxa.

Engraçado, mesmo para falantes de Língua Portuguesa, essas palavrinhas são um pouco incomuns, não é? Isso acontece porque em uma língua viva, ou seja, falada e usada constantemente para comunicação, algumas palavras “saem de cena” e dão lugar a outras novas. Às vezes essas novas palavras nascem como gírias de um grupo específico, surgem como um neologismo (palavra criada) em uma música, livro ou filme ou até mesmo como um bordão de um personagem ou personalidade famosa. Aí, as pessoas vão falando, reproduzindo e pronto, entra de vez no repertório da língua, inclusive nos dicionários (isso demora um pouco mais).

Este mês, um dos mais importantes dicionários de Língua Inglesa incluiu em sua lista de verbetes algumas palavras que já caminhavam na boca de seus falantes e virou notícia. Pensando nisso, quais palavras faltam em nossos dicionários? O que tem sido dito pelos brasileiros e que ainda não faz parte dos dicionários?

          QUALÉ ?                                                    PARÇA ?

                   PIRIGUETE ?

                                           MEME ?                                              VÉI ?

Se uma palavra não está no dicionário isso não quer dizer que ela não exista. Para alguns estudiosos, se uma palavra foi dita ela já existe, mas se ela não comunica, pode não ter muita função, não é mesmo? Portanto, deixamos dois desafios:

Primeiro: faça uma lista de palavras que você escuta ou lê por aí e busque nos dicionários o seu significado. Um mundo se abrirá diante de você e isso pode até virar um jogo interessante entre seus amigos. Se você fizer isso com algumas pessoas de outras gerações, vai achar interessante como algumas delas já foram muito comuns. Anote significados, usos, épocas em que foram mais usadas. Depois compare isso com os dicionários.

Segundo: faça outra lista, agora com palavras atuais, gírias, etc. e pergunte a muita gente o que elas entendem que cada uma delas significa e assim você vai montando um “dicionário” de palavras novas. Veja o que bate e o que não bate, tente saber onde surgiram, como começaram a ficar populares, onde são mais comuns e como cada uma chegou a até você e seus ‘entrevistados’.

CURIOSIDADE:

Ah, na lista de palavras ou expressões novas, incluídas no dicionário Oxford, está ‘Oompa Loompa’, do filme A fantástica fábrica de Chocolates.

PARA SABER MAIS: 

Oxford English Dictionary

Folha

Veja

Cineclick

2 pensamentos em “Quantas palavras da Língua Portuguesa você conhece?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *